segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Deu tudo certo?

No último domingo, 5564 municípios brasileiros elegeram aqueles que serão seus governantes pelos próximos 4 anos. Mimoso de Goiás foi um desses municípios. Mas a grande vitoriosa das eleições deste ano em nossa cidade, foi uma poderosa e maciça compra de votos que levou ao poder, com a licença da expressão, uma "testa de ferro". É a hegemonia e o interesse capitalista provando, mais uma vez, que veio para ficar.

Quem perde com ações como essa, são sempre os mesmos personagens: o município porque deixa de desenvolver seu potencial e, conseqüentemente, de abrir novas portas. E, claro, principalmente os filhos de Mimoso.

Mas quem são os culpados? Os deputados e empresários que financiam este comércio inescrupuloso? Os candidatos que, na ânsia de exercerem sua influência sobre o povo, despem-se de toda e qualquer lisura e se sujeitam a demandas como a compra, deslavada, de votos? A bem da verdade, só pode ser comprado aquilo que esta a venda. Logo, o eleitorado é tão ou mais responsável por estas práticas, quanto aqueles que se dispõem a pagar algum valor por um voto.

Logo após o encerramento da votação, fiscais eleitorais correram de um lado a outro em uma contagem de votos desesperada. Todos ansiosos por saberem quem seria o novo líder de Mimoso. Não estavam desesperados pelo futuro de uma cidade que foi, arbitrariamente e irresponsavelmente, vendida. A preocupação não era com o salário do trabalhador, com a saúde da mãe de família, com a educação de seus filhos.

Mimosenses eufóricos comemoraram a chegada de forasteiros que furtarão seus melhores postos de trabalho, suas melhores casas, sua tranqüilidade e, porque não dizer? Que roubarão sua esperança por um bom tempo. Forasteiros que, sem dúvida, eram a maior e mais velada promessa desta campanha. Comemoravam com uma alegria despreocupada como se a chegada dessa nova administração não lhes representasse maior perigo que vitória ou alegria.

Durante o período de campanha, uma candidata a vereadora que tinha boas idéias porém não foi eleita disse o seguinte: "_4 anos de dificuldades demoram a passar..." Verdade temida expressa por palavras verdadeiras. Durante essa mesma campanha, ouvi repetidamente uma música bonita que denota fé no futuro e dizia: "Vai dar tudo certo..." Ontem, depois do resultado ouvi alguém cantar: " Deu tudo certo.." Tive de olhar para ver quem era o inspirado dono daquela voz.

Olhei porque não podia deixar de concordar com ele. De fato,
deu tudo certo. Mas afirmo que não foi para o filhos de Mimoso. Deu tudo certo, mas não foi para a cidade dos sonhos que os filhos de Mimoso desejam tanto. Deu tudo certo para uma, significativa, minoria de pessoas. Deu tudo certo para os cidadãos de Águas Lindas que estão comprando casas em Mimoso de Goiás e vindo, em peso, para cá...

Decepções à parte, vale lembrar que, embora corrompida, esta eleição foi legitima.O resultado é válido. Portanto, agora não é hora de revoltas ou desejos de fracassos. É hora de nos posicionarmos como cidadãos responsáveis e trabalharmos em prol de uma sociedade mais consciente. Precisamos acordar para a realidade de que, se nossa sociedade se vende, todos somos vendidos. Sim, pois os que não colocam preço em seu voto terminam indo no mesmo barco que aqueles que se entregam tão facilmente.

Filhos de Mimoso, seu voto foi vendido a preço de "banana". Preparai-vos para o "caro" que vem aí. De fato, "Deu tudo certo", mas não foi para ti óh inocente mimosense!!!!

12 comentários:

Andreia disse...

Parabéns pelas colocações, acho muito importante para Cidade de Mimoso, acredito que se todos agissem dessa forma, muita coisa mudaria.
Andréia

Anônimo disse...

Realmente vi uma compra de votos absurda nessa eleição. Tanto que depois da vitoria na carriata da nova prefeita um dos finaciadores da compra de votos passou abanando seu rosto com varias notas de sem, como se tivesse dizendo qu quem tem dinhero pode fazer o que quer...agora as pessoas que ajudarem com que isso acontecesse vai ver o que vai acontecer com a nossa cidade..

Anônimo disse...

Infelizmente o povo de Mimoso tem memória curta e se vendeu por pouca coisa, agora teremos quatro anos de descaso e infelicidade, é quase inacreditável ver que Mimoso se transforma (ou) numa àguas Lindas. Só resta tristeza, em plena terça-feira dois dias após as eleições não se via quase ningém da equipe vencedor4a por compra de votos na rua.

Anônimo disse...

vai dar tudo certo sao da mesma familia apenas briga de poder e isso e coisa passageira logo logo c entenden , c tem alguen q perde ou ganha na verdade e so o povo do muniçipio eu amo esta cidade minha infançia foi aí meus estão aí minha familia mora na cidade , en fim vai dar tudo certo

Anônimo disse...

Apesar de não ter nascido em Mimoso e não ter nenhum vínculo parentesco, gosto muito da cidade pois os melhores momentos de minha infância foi lá.E fico triste em pleno século 21 as pessoas venderem seu precioso voto,tão importante para o futuro dos que nasceram e foram criados naquela cidade, que ao chegar a idade adulta deixam seus pais em busca de um futuro próspero que Mimoso não pode ofertar.

Anônimo disse...

Eu me lembro, que no final do ano de 2000, terminava uma administração que teria sido a pior que um prefeito tenha conseguido fazer, pois além de ser totalmente despreparada, desorganizada foi acima de tudo mal-intecionada. Me lembro também que no final do ano de 2000, famílias viviam em total desespero, pois o posto de saúde já não tinha médico, enfermeira e muito menos medicamentos, a educação além de ser de péssima qualidade, era de uma desorganização espantosa... As ruas estavam imundas pois os funcionários da limpeza do município estavam parados, por motivos de atrasos de salários. Muitas famílias que dependiam diretamente e indiretamente do salário da prefeitura, tiveram sua luz e sua água cortadas, e algumas até não tinham o que colocar em um prato de comida, pois faltava dinheiro até pro arroz e o feijão!!!

Nos últimos dias de mandato o prefeito teve que sair escondido da cidade pois estava recebendo ameaças de morte!!!

Daí cheguei a pensar, "esse não coloca mais os pés nessa cidade, pois está correndo um grande risco de vida"...

Oito anos depois ele não só coloca os pés na cidade, como tem sua ignorante esposa e testa de ferro eleita como prefeita da cidade de Mimoso de goiás, em uma campanha totalmente vergonhosa, com compras deslavadas e disacaradas de votos!!!

Deixo aqui a minha revolta, e minha esperança de que um dia isso vai mudar...

raquel martins pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raquel martins pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raquel martins pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

. enfin graças a deus a vida boa para poucos acabou o cachorro nao late mais virou gatinho agora vai roer osso eo povo de mimoso vai comer filé migion porque quen manda no pedaço e uma mulher a mimoria esta chorando e a maioria esta rindo atoa rárárárá a vida e assim quen nao faz perde quen só promete e nao cumpre c enrrola e como deus e justo tarda mais nao falha a sua hora chegou e acabou c quiser enrriquecer filho vai ter q trabalhar honestamente como os humildes q depositaran seu voto d confiança em um falso politico q c diz preocupar com o povo do municipio ,eeee seu antonio o eleitor nao e mais de cabresto como antigamente a fila anda filhos da puta ,nao vou mais sofrer nao vou mais chorar miriã esta na prefeitura e o povo esta a t apoiar, late pode até acuar ,
e todos os puxa saco ,,vai todos catar laranja en água fria ,isso e c joão de deus deixar .kkkkkkkkkkkkk
poquer lá vagabundo cai no pau meu amigo o prefeito de la e da poliçia

chefe de cozinha disse...

eu amo mimoso e queria muito q meu amigo tonho tivesse ganhado mais enfin nao deu , peço a deus q a vencedora fÇ uma boa admistraçao e q na proxima t colocaremos lá novamente , nao desfazendo da eleita porque também e boa pessoa eu sou simplesmante um eleitor e quero ser amigo d todos acho q guerra nao compença teremos q ser unidos fazer um papel d irmaos , sou amigo d tonho de praxedes indiferentemente de politica muito d ser polico eu ja trabalhava para ele e nunca tive prejuizo gosto dele e d sua familia ,irmaos filhos , esposa e o seu finado pai q tambem ja fui seu empregado , q deus abencoe sua vida e nao dexista a vida e uma politica e um jogo hoje vc perde amanhan vc ganha e vc apenas perdeu a eleiçao nao perdeu os amigos e nen a vida e nen a sua honestidade porque isso eu sou seu testemunho , fique com deus e vai dar tudo certo

Anônimo disse...

Pelo o nível dos eleitores da candidata miriã, já se pode perceber o nível de administração que teremos no próximos 4 anos!!!

Pelo o comentário do rapaz, a miriã vai ter que investir bastante na educação pq pelo comentário pode-se perceber o alto grau de analfabetismo... infelizmente!!!