segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Além da cruz....



Além dessa cruz existe
Um lugar bonito
Pra viver em paz
Onde esperamos encontrar
A natureza
Alegria e felicidade
Com certeza...


Jota Quest – Com adaptações.


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Deu tudo certo?

No último domingo, 5564 municípios brasileiros elegeram aqueles que serão seus governantes pelos próximos 4 anos. Mimoso de Goiás foi um desses municípios. Mas a grande vitoriosa das eleições deste ano em nossa cidade, foi uma poderosa e maciça compra de votos que levou ao poder, com a licença da expressão, uma "testa de ferro". É a hegemonia e o interesse capitalista provando, mais uma vez, que veio para ficar.

Quem perde com ações como essa, são sempre os mesmos personagens: o município porque deixa de desenvolver seu potencial e, conseqüentemente, de abrir novas portas. E, claro, principalmente os filhos de Mimoso.

Mas quem são os culpados? Os deputados e empresários que financiam este comércio inescrupuloso? Os candidatos que, na ânsia de exercerem sua influência sobre o povo, despem-se de toda e qualquer lisura e se sujeitam a demandas como a compra, deslavada, de votos? A bem da verdade, só pode ser comprado aquilo que esta a venda. Logo, o eleitorado é tão ou mais responsável por estas práticas, quanto aqueles que se dispõem a pagar algum valor por um voto.

Logo após o encerramento da votação, fiscais eleitorais correram de um lado a outro em uma contagem de votos desesperada. Todos ansiosos por saberem quem seria o novo líder de Mimoso. Não estavam desesperados pelo futuro de uma cidade que foi, arbitrariamente e irresponsavelmente, vendida. A preocupação não era com o salário do trabalhador, com a saúde da mãe de família, com a educação de seus filhos.

Mimosenses eufóricos comemoraram a chegada de forasteiros que furtarão seus melhores postos de trabalho, suas melhores casas, sua tranqüilidade e, porque não dizer? Que roubarão sua esperança por um bom tempo. Forasteiros que, sem dúvida, eram a maior e mais velada promessa desta campanha. Comemoravam com uma alegria despreocupada como se a chegada dessa nova administração não lhes representasse maior perigo que vitória ou alegria.

Durante o período de campanha, uma candidata a vereadora que tinha boas idéias porém não foi eleita disse o seguinte: "_4 anos de dificuldades demoram a passar..." Verdade temida expressa por palavras verdadeiras. Durante essa mesma campanha, ouvi repetidamente uma música bonita que denota fé no futuro e dizia: "Vai dar tudo certo..." Ontem, depois do resultado ouvi alguém cantar: " Deu tudo certo.." Tive de olhar para ver quem era o inspirado dono daquela voz.

Olhei porque não podia deixar de concordar com ele. De fato,
deu tudo certo. Mas afirmo que não foi para o filhos de Mimoso. Deu tudo certo, mas não foi para a cidade dos sonhos que os filhos de Mimoso desejam tanto. Deu tudo certo para uma, significativa, minoria de pessoas. Deu tudo certo para os cidadãos de Águas Lindas que estão comprando casas em Mimoso de Goiás e vindo, em peso, para cá...

Decepções à parte, vale lembrar que, embora corrompida, esta eleição foi legitima.O resultado é válido. Portanto, agora não é hora de revoltas ou desejos de fracassos. É hora de nos posicionarmos como cidadãos responsáveis e trabalharmos em prol de uma sociedade mais consciente. Precisamos acordar para a realidade de que, se nossa sociedade se vende, todos somos vendidos. Sim, pois os que não colocam preço em seu voto terminam indo no mesmo barco que aqueles que se entregam tão facilmente.

Filhos de Mimoso, seu voto foi vendido a preço de "banana". Preparai-vos para o "caro" que vem aí. De fato, "Deu tudo certo", mas não foi para ti óh inocente mimosense!!!!